Demônios e anjos (o embate entre espíritas e católicos na República Brasileira até a década de 60 do século XX)60 do século XX). Ponta Grossa - PR. 01/02/2001.
1v.187p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - HISTÓRIA.

Flamarion Laba da Costa

Orientador: Euclides Marchi

2011

RESUMO
O estudo das religiões, mais especificamente Espiritismo e Catolicismo, abordado neste trabalho, vem despertando nas últimas décadas grande interesse por parte de historiadores, sociólogos e antropólogos. Foram analisados os discursos produzidos pelos espíritas e pelos católicos em território brasileiro, durante o período republicano, até a metade da década de 60 do século XX. A produção desses discursos caracteriza um embate entre os dirigentes e profitentes das duas religiões, demonstrando um acirrado confronto pela conquista de espaço e poder na sociedade brasileira. Observa-se que o acirramento do confronto acompanhou as transformações políticas e, conseqüentemente, transformações sócio-econômicas que ocorreram a partir do final do século XIX, com a proclamação da República em 1889. Essas transformações se ampliaram no século XX a partir da década de trinta, com nova agitação política e a subida ao poder de Getúlio Vargas, e as convocações para as Assembléias Constituintes e processos eleitorais advindos dessas constituintes.
Para esta análise foram adotados como base teórica os conceitos de carisma, urbanismo, racionalismo e sofrimento de Max Weber, que consubstanciados e ampliados por Pierre Bourdieu nos forneceram a base teórica para esta analise. Acrescente-se, em termos da análise de discurso, Michel Focault e Eni Pulcinelli Orlandi, que proporcionaram uma maior clareza na abordagem da produção de textos espíritas e católicos. Os discursos apresentados por essas religiões (Espiritismo e Catolicismo) demonstram que seus dirigentes e profitentes acompanharam os processos políticos e sociais que ocorreram no Brasil e neles se envolveram, buscando cada grupo ampliar seu espaço, o que lhe garantiria maior credibilidade, preponderância e poder.

Powered by OrdaSoft!