UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

LARISSA ROGÉRIO BEZERRA

 

"ARTE EM CENA": NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ARTE ESPÍRITA

 

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Educação. Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Eixo: Educação Ambiental, Arte, Espiritualidade e Juventude.

Orientadora: Profa. Dra Ercília Maria Braga de Olinda

FORTALEZA

2013

 

Resumo

A sociedade contemporânea carece cada vez mais de iniciativas que proporcionem experiências verdadeiramente formativas. Experiências que possam desenvolver as várias dimensões do humano, em prol de uma formação integral. A Doutrina Espírita traz propostas objetivas neste sentido, tratando, não só, do desenvolvimento do homem enquanto ser social, mas em seus diversos aspectos de Espírito encarnado em processo constante de educação de si. O Movimento Espírita surge a partir das práticas cotidianas dessa Doutrina, que não se caracteriza apenas como uma religião, mas como um conjunto de princípios, valores e conhecimentos científicos e filosóficos. Levando em consideração que a Doutrina Espírita abre ao indivíduo uma série de novos olhares sobre si e sobre o mundo, a Arte Espírita brota da necessidade de trabalhar e expressar as dificuldades e os aprendizados vivenciados e construídos a partir da prática do Espiritismo. Com base nos fundamentos da pesquisa (auto)biográfica (JOSSO, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2008) utilizamos o procedimento metodológico chamado Círculo Reflexivo Biográfico-CRB (OLINDA, 2009; 2010) para construir as biografias educativas (DOMINICÉ,1988) de sete jovens que participaram do grupo Arte Em Cena da Mocidade Espírita Paulo e Estevão, em Fortaleza, no período de 2000 a 2011. O objetivo deste trabalho é compreender o significado da Arte Espírita na formação juvenil, avaliando seu papel na produção de saberes e sentido para a vida. O material produzido no CRB foi tratado seguindo as orientações da análise textual discursiva (MORAES, 2003) para que pudéssemos chegar até às produções de saberes e aos aprendizados experienciais. A Arte Espírita proporcionou a esses jovens uma experiência formadora de amplo alcance em que as amizades, as dificuldades, as lembranças, o sentimento de família, a descoberta da juventude, os sorrisos, as lágrimas, as raízes, os desafios, as superações, o caminho, o palco, a alegria, o trabalho, são apenas exemplos das preciosas marcas de uma experiência que mudou a vida deles de uma forma que só suas próprias narrativas podem expressar e representar.

PALAVRAS-CHAVE: Arte Espírita – Narrativas Juvenis – Aprendizagens experienciais.

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