UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

 

Eveline Stella de Araujo

 

MÉDICOS, MÉDIUNS E MEDIAÇÕES: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE MÉDICOS-ESPÍRITAS

 

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de
Pós Graduação em Antropologia Social da
Universidade Federal do Paraná para obtenção de
título de mestre em Antropologia Social.
Orientadora: Profª. Drª. Sandra Jaqueline Stoll.

UFPR
Curitiba
2007

Resumo

A hipótese que norteou esta pesquisa é a de um campo relacional entre ciência e religião, pensado a partir da verificação de espaços nos quais se constata a atuação de médicos-espíritas. Conforme Turner, a dialética do ciclo de desenvolvimento é um processo relacionado às categorias liminares, como a dos médicos-espíritas.

A opção por observar três locais dessas atuações – um centro espírita, um hospital espírita e uma associação médico-espírita – permitiu a compreender as relações desses profissionais com o sistema ritual espírita composto segundo Cavalcanti pela caridade, pela mediunidade e pelo estudo.

A terapêutica espírita, entendida como ritual, permite a elaboração de novos conhecimentos nos termos de Geertz (1973), ao tornar inteligível pela experiência uma teoria do espírito. Esse conhecimento permite uma reinterpretação de conceitos médicos, tais como o de saúde e doença, incluindo a dimensão espiritual tanto na causalidade das doenças como na escolha do tratamento.

A mediação entre ciência e religião é realizada nestes termos pelas características do sistema ritual, e a eficácia desta mediação na hipótese desta pesquisa está relacionada ao domínio dos dois códigos – o médico e o espírita – por parte do profissional médico espírita. A organização em associações e a constituição de um movimento médico-espírita permite a essa categoria um diálogo com seus pares e a sociedade mais ampla, conseguindo legitimar gradativamente através de pesquisas e inserções no campo científico, os fundamentos que norteiam a sua prática.

Palavras-chaves: medicina; religião; espiritismo; antropologia; ética

Powered by OrdaSoft!