UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

 

Genivalda Araujo Cravo dos Santos

 

EDUCAÇÃO, PROFISSÃO PERIGO: BURNOUT, DEPRESSÃO E O TRATAMENTO ESPIRITUAL NO ESPIRITISMO

Orientadora: Profa Dra. Carolina Teles Lemos
Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em
Ciências da Religião da Universidade Católica de
Goiás como requisito parcial para a obtenção do
grau de mestre.

Goiânia
2004

 

Resumo

 

SANTOS, Genivalda Araujo Cravo dos. Educação, profissão perigo: burnout, depressão e o tratamento espiritual no espiritismo. Dissertação (Mestrado em
Ciências da Religião) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.

Pelo olhar das entrevistadas, dos pesquisadores e do espiritismo, buscaremos apresentar subsídios sobre a relação entre educação, saúde e religião. A nossa metodologia científica foi desenvolvida com base em um olhar holístico, qualitativo e fenomenológico e constatamos, na investigação, que a educação é uma profissão perigo. A saúde das trabalhadoras em educação entrevistadas não anda nada bem, um retrato que será evidenciado no primeiro capítulo, no qual demonstraremos quais as alternativas buscadas pelas entrevistadas quando em anomia por causa da síndrome de burnout e da depressão. Verificaremos que uma das alternativas buscada é a religião, em especial por intermédio do tratamento espiritual espírita. No segundo capítulo, analisaremos e compreenderemos o papel da religião na busca de saúde, de nomia e de vida simbólica, e, no terceiro, será analisado um pouco da história e da teodicéia do espiritismo e do tratamento espiritual daquela religião. Na conclusão, demonstraremos a corroboração da nossa hipótese, esclarecendo que a religião, na busca das pessoas pela saúde, desempenha o papel de proporcionar conforto, respostas aos porquês das doenças e o restabelecimento da vida simbólica e da nomia; e que as trabalhadoras em educação buscam, no espiritismo, o tratamento espiritual da síndrome de burnout e da depressão pela crença no restabelecimento da vida simbólica e da nomia por meio da teodicéia explicativa oferecida por esta expressão religiosa.

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