Banco de Teses e Dissertações Espírita (BTDE)

tese2O Banco de Teses e Dissertações Espírita (BTDE) do GEAE apresenta trabalhos acadêmicos defendidos para obtenção do títulos de Doutor (Tese) ou Mestre (Dissertação)  em que são abordados a temática Espírita em Instituições de Ensino Superior renomadas do Brasil. Estão incluídos temas como religiosidade afro-brasileira e outros que, embora não façam parte do espiritismo codificado por Allan Kardec, são de interesse no estudo da vida além-túmulo.

As fontes foram compiladas principalmente do blogspot A Era do Espírito e de trabalhos disponíveis ao público em sites das instituições.

Nas defesas de tese de doutorado a Banca Julgadora é formada por cinco especialistas qualificados com título mínimo de doutor (docentes, pesquisadores, etc.) e nas defesas de mestrado com Banca formada por três especialistas com título mínimo de Mestre.

Para aprovação de uma tese ou dissertação exige-se conhecimento aprofundado pelo autor sobre o tema em pesquisa com ampla revisão de literatura, metodologia científica adequada, resultados, discussão e conclusões.

Nesse tipo de atividade acadêmica, o canditado(a) conta com o apoio de um orientador(a) credenciado pelo programa de Pós-Graduação da Instituição. Ele deve acompanhar toda execução do trabalho, participando da responsabilidade final da publicação pelo autor(a).