Curso Ciência & Espiritismo

Alexandre Fontes da Fonseca, Brasil

1. PROJETO DE PESQUISA ESPÍRITA

Na aula anterior apresentamos as características básicas de um projeto de pesquisa. Aqui, apresentaremos um exemplo de projeto de pesquisa com temática espírita criado por nós apenas para fins didáticos. Portanto, este projeto não pode ser considerado como completo já que não estudamos o assunto de modo profundo o bastante. Certamente, o leitor interessado pode utilizar o material aqui apresentado para preparar o seu projeto de pesquisa nessa ou em qualquer outra área.


Título: A influência dos espíritos na saúde do ser humano

Resumo: A influência do mundo espiritual sobre o mundo material é muito mais intensa do que se imagina, conforme a resposta à questão 459 do Livro dos Espíritos. Particularmente, o conhecimento da influência dos espíritos sobre a saúde do ser humano é um tópico de grande importância para a Ciência e de especial relevância para o nosso aprimoramento moral. As obras básicas da codificação e muitas obras psicografadas por vários médiuns abordam esse tema apresentando diversos exemplos e descrições do processo. Este projeto de pesquisa consiste no estudo sistemático das diversas formas e mecanismos pelos quais os espíritos atuam sobre o ser humano. O objetivo deste trabalho é catalogar as diversas formas de influência presentes na literatura espírita, encontrar os pontos em comum a elas, e definir propriedades gerais que caracterizem o fenômeno de modo científico.

A Equipe:

1.Pesquisadores Principais

Alexandre Fontes da Fonseca, Editor GEAE.

Fulano de Tal, Colaborador Grupo Espírita Tal.

2.Pesquisadores

Renato Costa, Editor GEAE.

Ademir Xavier Jr., Editor GEAE.

Beltrano, Colaborador Centro Espírita Tal.

3.Colaboradores externos

Ciclano da Silva, Grupo Espírita Tal, Salvador, BA.

Objetivos:

Neste projeto de pesquisa pretendemos estudar a influência dos espíritos na saúde humana. Para isso, estudaremos a literatura espírita catalogando os diversos casos de influência dos espíritos. Dividimos o trabalho em duas partes principais: i) Estudo das obras de Kardec (obras básicas, obras auxiliares escritas por Kardec e Revista Espírita); ii) Estudo das obras psicografadas pelos médiuns Francisco Cândido Xavier, Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco. Após o término dessa fase, compararemos as informações contidas nas obras básicas da codificação com aquelas trazidas pela psicografia dos médiuns citados acima. Destacaremos os pontos em comum e os conceitos essencialmente novos e diferentes. Listaremos a seguir os diversos subprojetos relacionados ao projeto principal.

1.Estudo das obras de Kardec

Neste subprojeto, estudaremos todas as obras escritas por Kardec, dando ênfase nas obras básicas da codificação e no conteúdo da Revista Espírita. Estudaremos os diversos exemplos da influência dos Espíritos sobre a saúde humana, buscando a explicação apresentada por Kardec ou pelos Espíritos para cada caso. Este trabalho não consiste, em princípio, no estudo do aspecto moral da influência dos Espíritos sobre o ser humano, porém, consideraremos as consequências psicológicas dessas influências. Enumeraremos as propriedades gerais dessa influência de acordo com as obras básicas do Espiritismo.

2.Estudo da série André Luiz

Neste subprojeto, estudaremos as obras que consistem da série de livros psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito de André Luiz. Estudaremos os diversos casos da influência positiva ou negativa dos Espíritos sobre os encarnados descritos por André Luiz. Analisaremos a explicação fornecida pelo autor espiritual buscando destacar os elementos básicos do fenômeno. Enumeraremos as propriedades comuns na descrição de André Luiz e compararemos as explicações obtidas nesse subprojeto com aquelas obtidas no estudo das obras básicas.

3.Estudo das obras de Emmanuel

Neste subprojeto, estudaremos as obras psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito de Emmanuel. Estudaremos os diversos casos da influência dos Espíritos sobre os encarnados e a explicação dada pelo autor espiritual. Enumeraremos as propriedades comuns na descrição de Emmanuel e compararemos suas explicações com aquelas presentes nas obras básicas.

4.Estudo das obras de Joana De Angelis

Neste subprojeto, estudaremos as obras psicografadas pelo médium Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito de Joana De Angelis. Estudaremos os diversos casos da influência dos Espíritos sobre a saúde humana e a explicação dada pela autora espiritual. Enumeraremos as propriedades comuns na descrição de Joana De Angelis e comparando-as com àquelas obtidas do estudo das obras básicas.

5.Estudo das obras psicografadas por Raul Teixeira

Neste subprojeto, estudaremos as obras psicografadas por Raul Teixeira estudando os casos de influência dos Espíritos sobre a saúde humana. Enumeraremos as propriedades comuns e compararemos com àquelas obtidas com as obras básicas.

6.Comparação entre as características da influência dos Espíritos pelos diversos autores espirituais

Neste subprojeto, compararemos as diversas explicações para o fenômeno da influência dos Espíritos sobre a saúde dos encarnados, dadas pelos diversos autores espirituais, com as explicações presentes nas obras básicas da codificação e na Revista Espírita. Analisaremos a origem de cada informação, identificando o que pode ser uma opinião individual de um Espírito e o que pode ser considerado como “consenso” entre os diversos autores espirituais estudados. As propriedades e características da influência dos Espíritos sobre a saúde humana serão descritas e enumeradas de forma suscinta de modo a permitir futuros estudos sobre o assunto.

Cronograma:

Pretendemos realizar esse projeto no período de 3 anos. Apresentaremos um cronograma resumido das atividades a serem realizadas:

2º semestre de 2005 e 1º semestre de 2006: Leitura e análise das obras básicas e da Revista Espírita. Estudo dos casos de influência dos Espíritos sobre a saúde humana e enumeração das propriedades gerais desse fenômeno. Inicio do estudo das obras de André Luiz.

2º semestre de 2006: Finalização do estudo das obras de André Luiz com a enumeração das propriedades gerais do fenômeno de influência dos Espíritos sobre a saúde humana.

1º semestre 2007: Estudo das obras de Joana De Angelis.

2º semestre de 2007: Estudo das obras psicografadas por Raul Teixeira.

1º semestre e de 2008: Comparação entre os estudos feitos para cada autor com o conteúdo das obras de Kardec.

2º semestre e 2008: Comparação entre as informações obtidas pelos diversos autores espirituais. Conclusão final do projeto de pesquisa.

Descrição dos trabalhos anteriores:

Nós utilizaremos os resultados do trabalho de pesquisa de outros autores presentes na literatura espírita para direcionar o nosso trabalho de pesquisa. Citaremos alguns destes trabalhos a seguir:

- Prontuário da Obra de Allan Kardec - Ney da Silva Pinheiro - 2ª Edição, Editora Edicel (1998).

- Vade Mecum Espírita - Luiz P. Guimarães - 7ª Edição, Edições FAE (2002).

- Perispírito - Zalmino Zimmermann - Editora Allan Kardec (2000).

- O Passe, seu estudo, suas técnicas, sua prática - Jacob Melo - 2ª Edição, FEB (1992).

Descrição da infra-estrutura:

Esse trabalho requer apenas o acesso à literatura espírita o que se consegue em uma boa biblioteca espírita. A maioria das obras a serem estudadas são de fácil aquisição por parte dos pesquisadores que participarão deste projeto. Os pesquisadores possuem recursos pessoais para escrever e armazenar os resultados da pesquisa.

Orçamento:Os pesquisadores utilizarão recursos financeiros próprios para aquisição das obras necessárias para o estudo. As obras que não puderem ser adquiridas, serão obtidas em bibliotecas espíritas.

Projeto de Pesquisa:

Aqui, os detalhes da execução do projeto devem ser descritas. Como este projeto serve apenas como exemplo, não preparamos esses detalhes. Vamos apenas dizer o que poderia ser descrito nesse espaço.

A sequência de livros a serem lidos em cada subprojeto deve ser apresentada seguida de uma justificativa. Um ou mais exemplos de casos de influência dos Espíritos sobre a saúde humana podem ser expostos para se ter uma ideia do que será registrado e posteriormente analisado.


Isso finaliza o nosso exemplo de projeto de pesquisa espírita. Nosso objetivo com as aulas 14 e 15 foi o de apresentar uma forma de preparar e organizar um estudo qualquer de acordo com um padrão comumente seguido nos meios acadêmicos. Acreditamos que isso pode ser útil para o pesquisador e estudioso espírita em suas ideias e projetos de estudo e pesquisa espírita.

Não há a necessidade de seguir rigorosamente os ítens que apresentamos aqui. Cada projeto de pesquisa possuirá seus objetivos e definirá os recursos necessários de modo que outros detalhes não descritos aqui podem surgir.

Gostaríamos de enfatizar que o projeto de pesquisa depende de modo especial da criatividade dos autores e que por essa razão não se pode definir um modelo em sentido absoluto.

 

Fonte: Boletim GEAE 13(496), 23/07/2005

Powered by OrdaSoft!