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As Quatro Nobres Verdades
Uma breve comparação entre Budismo e Espiritismo

Carlos Iglesia

 

VI - Anexos
Vocabulário

O Budismo tem uma história de 2.500 anos, sendo que parte de seu vocabulário vem das filosofias muito mais antigas da India, cujas origens se perdem na noite dos tempos. Desta maneira é preciso ter em mente que qualquer tradução para o nosso idioma é sempre aproximada, que não temos termos exatos para traduzir palavras que acumulam signficados de milênios de estudos ininterruptos.
Na relação abaixo indicamos se os termos são usados por apenas uma das duas doutrinas, ou se são comuns as duas. No texto procuramos indicar as variações de sentido quando existirem.

Animismo:
Espiritismo - Como o homem nada mais é do que um espírito encarnado, ele tem as mesmas capacidades que um espírto liberto, apenas reduzidas pelo efeito do corpo físico. Desta maneira existem fenômenos, bastante similares aos mediúnicos, que tem sua origem no próprio "sensitivo" - ele não atua propriamente como médium, pois não está atuando como intermediário, mas nem por isso estes fenômenos são menos válidos para o estudo do espírito e do mundo espiritual.
Também pertencem a esta categoria, os fenômenos produzidos pelo espírito encarnado sob o controle do seu inconsciente.
Bhiksu:
Budismo - Monge, pessoa que se retirou da vida cotidiana para se dedicar a meditação e ao estudo. Não é um sacerdote, apenas uma pessoa que dedica sua vida ao ideal Budista de libertação do sofrimento pela estrita observância dos ensinamentos de Buda. As práticas religiosas, ou rituais a que se dedica, longe de serem fins em si mesmos, são métodos para exercicío da concentração. A palavra, pelas suas origens, também tem o sentido de monge mendicante.
Bodhichitta:
Budismo - Em seus livros, como por exemplo no "A Arte de Lidar com a Raiva" (editora Campus) o Dalai Lama define Bodhichita como a aspiração altruísta de alcançar a iluminação total, em benefício de todos os seres.
Bodhisattva:
Budismo - No Budismo Mahayana é o ser ideal, aquele que atingiu todas as condições para pretender o Nirvana, mas que adia sua libertação no objetivo de permanecer em contato com este mundo sofredor. Ele se coloca a serviço dos seres por um período de tempo que nada pode determinar, ou mesmo pode não ter fim, ajudando-os a encontrarem o próprio caminho de libertação do sofrimento. O aspirante a Bodhisattva busca atingir o despertar em benefício dos outros, e este conceito é o ponto principal que caracteriza a escola Mahayana em contraposição a escola Theravada.
Buda:
Budismo - Iluminado, que atingiu a libertação da ignorância. Titulo respeitoso dado a Sidarta Gautama, embora não seja exclusivo dele - todos os seres tem a capacidade de um dia tornarem-se iluminados (Budas). A palavra que designa tal capacidade do ser é algumas vezes (mal-) traduzida por "Budeidade".
Caminho do Meio:
Budismo - É uma expressão também usada para designar o Budismo, pois esta doutrina procura se afastar tanto dos extremos do ascetismo como do apego excessivo as coisas materiais.
Causa e Efeito:
Budismo e Espiritismo - Os nossos atos e pensamentos são ações que, dentro das leis naturais do Universo, trarão uma reação. Dentro do ordenamento moral do Universo, os atos que trazem sofrimento aos outros seres, tem como reação natural o sofrimento de quem os praticou e do mesmo modo, os atos que resultam no bem trazem o bem como retorno;
Os Budistas consideram a lei de causa de efeito como a lei básica do Universo, enquanto que os Espíritas a consideram como uma das leis através da qual Deus age sobre o Universo. Para os Espíritas outra lei universal, de igual importância, é a lei que rege o progresso do espírito.
Codificação Espírita: 
Espiritismo - O conjunto da obra de AllanKardec. Se convencionou chamar este conjunto de "codificação" devido ao fato destas obras, que reunem os trabalhos de pesquisa e análise desenvolvidos por Allan Kardec no estudo das comunicações espíritas, formarem a base da Doutrina Espírita.
Dalai Lama:
Budismo - "... Já disse, na introdução " - do livro que estamos citando - " as palavras dalai-lama significam diferentes coisas para diferentes pessoas, e que para mim eles se referem apenas ao cargo que ocupo. A rigor, dalai é um vocábulo mongol que significa 'oceano', e lama é um termo tibetano que corresponde à palavra hindu guru, significando 'superior'. Juntas, as palavras dalai e lama são as vezes traduzidas como 'oceano de sabedoria'. Mas isso, acho eu, é fruto de um mal-entendido. Originalmente, Dalai era uma tradução parcial de Sonam Gyatso, nome do terceiro Dalai Lama: Gyatso significa 'oceano' em tibetano. Outro e infortunado mal-entendido se deve ao fato de os chineses darem à palavra lama o sentido de 'hou-fou', que tem a conotação de 'Buda-vivo'. Isso é um erro. O budismo tibetano não reconhece tal coisa. Apenas admite que determindados seres, dos quais o Dalai-Lama é um, podem escolher a forma de sua reencarnação. Essas pessoas são chamadas tulkus (encarnações)." Dalai Lama, "Liberdade no Exílio - Uma autobiografia do Dalai Lama do Tibet", Ed. Siciliano.
Dharma:
Budismo - Geralmente, nos livros Budistas se refere a doutrina de Buda. " Mas também pode ser usada com significado muito mais amplo - ordem universal cósmica; lei eterna; moral; dever; virtude, retidão; justiça. (Vocabulaire de l'Hindouisme de Herbert et Varenne). Os autores registram Dharma com outros significados tais como Personificação da Lei; Deus presidindo ao dharma, etc.
No Ramakrishna-Vedanta Wordbook; a brief Dicitionary of Hinduism, editado por Usha, Brahmacharini, consta que literalmente significa "aquele que mantém sua verdadeira natureza" e que a palavra denota mérito, moralidade, justiça, verdade, dever religioso, ou o caminho da vida que uma natureza do homem lhe impõe (which a man's nature imposes upon him), etc.
Muitas vezes, a palavra é empregada no sentido do caminho da vida próprio de um ser, como quando se diz que cada indivíduo deve cumprir seu próprio dharma." (Élzio).
Espírita:
Espiritismo - Que tem relação com o Espiritismo, partidário do Espiritismo, aquele que crê nas manifestações dos Espíritos. Allan Kardec, cap. Vocabulário Espírita, O Livro dos Médiuns.
Espiritismo:
Doutrina fundada sobre a crença na existência dos Espíritos e das suas manifestações. Allan Kardec, cap. Vocabulário Espírita, O Livro dos Médiuns.
Espírito:
Espiritismo - No sentido especial da Doutrina Espírita: os Espíritos são os seres inteligentes da criação que povoam o Universo além do mundo material e consttuem o mundo invisível. Não são seres de uma criação especial, mas as próprias almas dos que viveram na Terra ou em outras esferas tendo deixado seu envoltório corporal. Allan Kardec, cap. Vocabulário Espírita, O Livro dos Médiuns.
O mundo invisível está além do material não só em sentido espacial, mas também qualitativo, interpenetrando-o. Comentário de Herculano Pires ao verbete "Espírito" na sua tradução do "O Livro dos Espíritos".
Karma:
Budismo - A palavra significa ação, mas, por extensão, compreende também ao resultado da ação. Não há diferença assim de causa e efeito. (Elzio)
As vezes é empregada significando "lei de Causa e Efeito" (vide tópico correspondente) e outras como o resultado atual das ações passadas.
Médium
Espiritismo - (Do latim: medium = meio; intermediario; medianeiro) Pessoa que pode servir de intemediária entre os espíritos e os homens; aquele que em um grau qualquer sente a influência dos Espíritos de modo ostensivo. Todas as variedades de médiuns apresentam uma infinidade de graus em sua intensidade. Dicionário de Filosofia Espírita, L. Palhano Jr.
Mediunidade
Espiritismo - É uma faculdade inerente ao homem que permite a ele a percepção, em um grau qualquer, da influência dos Espíritos. Não constitui um privilégio exclusivo de uma ou outra pessoa, pois, sendo uma possibilidade orgânica, é hereditária e depende de um organismo mais ou menos sensitivo. Só se classificam pessoas como médiuns, se a mediunidade se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade. Essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantans variedades quantas são as espécies de manifestações. Dicionário de Filosofia Espírita, L. Palhano Jr.
Nirvana:
Budismo -Literalmente a palavra tanto pode significar "ser extinguido" (extinção), "cessar por sopro", quanto "resfriar por sopro". O nirvana constitui a mais elevada e última meta de todas as aspirações budistas, a extinção do "fogo" de, ou o resfriamento da "febre" da avidez, ódio e delusão (os três principais males no pensamento budista); e com estes também a libertação última e absoluta de todo renascimento futuro, velhice e morte, de todo sofrimento e miséria. Dhammapada, trad. Nissim Cohen, Ed. Palas Athena.
Perispírito:
Espiritismo - (do grego, perí, ao redor) - Envoltório semimaterial do Espírito. Entre os encarnados, serve de liame ou intemediário entre o Espírito e a matéria. Entre os espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito. Allan Kardec, cap. Vocabulário Espírita, O Livro dos Médiuns.
Reencarnação:
Budismo e Espiritismo - A continuação da existência do ser em um novo corpo material como consequencia da lei de ação e de reação. Há uma sutil diferença conceitual entre o Espiritismo e o Budismo neste ponto. Para os Budistas, o ser em sua essência é apenas um fluxo de consciência, ao qual se agregam diversos elementos conforme o resultado da lei de causa e efeito. Não há propriamente um ser individual se reencarnando, mas seu fluxo de consciência (que resulta de uma existência para outra - e mesmo no mundo espiritual entre as encarnações - na propagação de uma consciência individual, responsável por seus atos). Para o Espiritismo, há um espírito imortal que se reencarna conforme suas necessidades de progresso espiritual. Ao espírito puro - cuja essência nos escapa - se agregam o perispiríto que é o instrumento através do qual ele atua no mundo material.
Samsara:
Budismo - Ciclo ou Roda de Renascimento. A fase da existência do ser em que ele está preso ao ciclo de renascimentos, de uma vida após a outra. O Espiritismo não tem uma palavra especifíca para este conceito.
Sangha:
Budismo - O conjunto dos monges budistas. Não é uma classe sacerdotal, tal qual a hierarquia da Igreja Católica ou os Brahmanes Hindus. É simplesmente o conjunto das pessoas que se retirou da vida comum para se dedicar a meditação e aos estudos da doutrina Budista. Pode-se dizer que corresponde ao ideal Budista de vida, mas fora isso, não há distinções fundamentais entre leigos e sangha.
Shakyamuni:
Budismo - O sábio do clã dos Shakya, outro dos nomes dados a Buda;
Sidarta Gautama:
Budismo - O nome próprio de "Buda". Também se encontram "Sidharta" e "Siddharta";
Sutra :
Budismo - A palavra "Sutra" era usada na India, na época do surgimento do Budismo, para indicar um conjunto de palavras ou frases importantes reunidas em um conjunto único. Como muitos ensinamentos de Buda foram reunidos na forma de Sutras, o significado da palavra acabou se extendendo ao longo do tempo, vindo a ser usada para designar genericamente todos os textos que trazem sermões de Buda. Algumas vezes também é usada para outros textos Budista, inclusive modernos, que são recitados.