GEAE - Primeiro grupo espírita virtual a usar a internet

Fundado em 15 de outubro de 1992

Nuvem2

Imagens Editores e Ex-Editores

Treze Anos de Boas Recordações

A iniciativa de fazer uma análise retrospectiva sobre nossas ações no passado, pode servir de instrumento de reflexão para o aperfeiçoamento dos nossos projetos no futuro.

Aproveitando a oportunidade desta edição comemorativa dos 13 anos do GEAE, fizemos uma digressão através das edições comemorativas-anuais do nosso boletim e registramos aqui algumas passagens dessas edições. A leitura das mesmas nos possibilitará a ver como o GEAE, nasceu, cresceu e vem desenvolvendo o seu humilde trabalho, graças a ajuda de dedicados amigos e colaboradores.

Primeiro número do Boletim em Português [15 de outubro de 1992]

 

"EXISTE VIDA APÓS A MORTE? DE QUE FORMA? EXISTE VIDA EM OUTROS PLANETAS? A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN FAZ SENTIDO? QUAL O VERDADEIRO OBJETIVO DA VIDA? POR QUE EXISTEM ENORMES DIFERENÇAS FÍSICAS E MORAIS ENTRE OS SERES HUMANOS? O QUE SIGNIFICA REENCARNAÇÃO? VOCE ACREDITA QUE A CIÊNCIA POSSA TER UM RAMO QUE ESTUDE A VIDA EXTRA-CORPOREA?

Caro (a) amigo (a): Se você estiver interessado em perguntas dessa natureza, gostaria de informá-lo que estamos formando um grupo com a finalidade de estudar o espiritismo (Kardecismo) através do correio eletrônico, via bras-net. Não se trata especificamente de um estudo religioso, pois muito enforque será dado quanto ao seu aspecto científico. Além disso, o grupo será formado por pessoas que tenham afinidades com esses assuntos e poderão escrever sobre diversos temas que sejam de interesse do GEAE, tais como: ovnis, universo, aborto, paranormalidade, energia, etc."

Primeiro Aniversário [Boletim 054 - 19 Outubro 1993]

 

"Com essa edição o GEAE completa seu primeiro ano de publicação. O grupo começou com uma mensagem do Raul Franzolim, enviada à Brasnet, "perguntando" se tinha alguém interessado em Espiritismo na escuta.

Conforme algum tempo depois me contou, ele não esperava uma grande resposta, muito menos rápida, a esta mensagem. Mas, em pouco tempo (alguns dias) o grupo já tinha saído do time-do-eu-sozinho para um enorme grupo de 15 pessoas. Segundo os dados que ele me passou, esse era o número de assinantes no dia 19 de outubro do ano passado, exatamente um ano atrás. (Jose Cid) "

Segundo Aniversário do GEAE [Boletim 106 - 18 Outubro 1994]

 

"Eu comparo o GEAE a Revista Espirita, de forma eletrônica... Por isso tenho tentado trazer para nós trechos dos 12 volumes publicados sob a direção de Kardec. Infelizmente a Revista tem sido pouco divulgada nos meios Espíritas, apesar de poder-se encontrar lá comentários importantíssimos de Kardec, assim como vários relatos de experimentos e seus resultados.

Quando eu vim para os EUA estudar, fiquei por um lado feliz pela oportunidade que tive, mas por outro fiquei muito triste pois teria que deixar de frequentar o Centro Espírita João Batista, no Rio de Janeiro (Méier), onde eu participava de uma reunião pública, de estudos, e de uma das reuniões de desobsessão. Eu não entendia porque eu deveria me afastar daquele trabalho, que me trazia muitas oportunidades de aprendizado. Tinha tentado encontrar um Centro em Cleveland, ou pelo menos, perto o suficiente, sem sucesso. O único endereço que consegui na FEB, nunca recebi resposta...Em poucas palavras, eu não gostava da ideia de me afastar do trabalho doutrinário, mesmo que fosse em um centro pequeno como o nosso... (Jose Cid)"

 

Terceiro Aniversário [Boletim 158 - 17 Outubro 1995]

 

"O Espiritismo defende não só o respeito a todas as religiões como também o respeito aos símbolos religiosos de nossos irmãos, é o princípio básico da caridade: Não fazermos ao próximo o que não gostaríamos que nos fizessem. Aos espíritas cabe apoiar de todas as formas possíveis os nossos irmãos umbandistas e católicos, no direito que tem de crerem no que quiserem e de manifestarem sua devoção ao Criador na forma que bem entenderem, e principalmente contribuírem com o esclarecimento de nossos irmãos da Igreja Universal do Reino de Deus no entendimento da mensagem evangélica: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, o resto é questão de interpretação. (Carlos Iglesia)"

 

Quarto Aniversário [Boletim 210 - 15 Outubro 1996]

 

"No GEAE somos atualmente 870 companheiros, "virtualmente" participantes de uma grande "Reunião Espirita". Dos mais de 20 países em que "estamos" fisicamente, reunimo-nos para trocar ideias, discutir novidades, anunciar eventos, participar de entrevistas eletrônicas, ler as obras da codificação...

Chegamos ao nosso quarto aniversário. Olhando para trás vemos que o Grupo cresceu, o que nos permitiu aumentar a abrangência do nosso trabalho de forma segura, sem falhas que pudessem prejudicar a divulgação da Doutrina Espírita.

A home-page do GEAE, administrada pelo Sérgio, está se tornando cada dia mais útil com a colaboração anônima de muitos de vocês. A FAQ do GEAE, preparada pelo Carlos, vem se aperfeiçoando continuamente. O Boletim do GEAE vem sendo editado a 8 mãos (duas de cada editor...), mas, na realidade, é escrito por incontáveis mãos... A cada dia nos chega uma nova mensagem de estímulo. Tudo isso só serve para alimentar o desejo de fazer mais. (Conselho Editorial do GEAE)"

"No último dia 02/08/96 recebi mensagem confirmando a minha inclusão na lista do GEAE e a partir de então tenho recebido regularmente os boletins. No intuito de conhecer a vida do grupo, a primeira coisa que fiz foi o resgate de todos os boletins. Daí então iniciei uma bela e extraordinária VIAGEM através da leitura sistemática dos mesmos. Já me encontro no 62. Obviamente li os que me foram remetidos a partir do número 194, bem como alguns outros aleatoriamente. Li e reli as entrevistas com Richard Simonetti e Hermínio C. Miranda. Que belo trabalho vocês vêm fazendo! Não tenho palavras para expressar a minha satisfação e o meu entusiasmo por descobrir algo tão valoroso e que está a nossa disposição a todo instante.

Vocês todos estão de parabéns: Raul, Fernando, Jose Cid, Marlene, Eduardo, Sérgio Freitas, Carlos Iglesia e todos aqueles que já trilharam o caminho percorrido ao longo destes quatro anos. Enfim todos nós estamos de parabéns, pois a Doutrina da Fé Raciocinada está aí à disposição de todos, graças aos recursos fornecidos pela Ciência, esta que deve ser um dos tripés básicos a sustentar a marcha do Espiritismo que avança e prepara o nosso Planeta para o limiar de uma nova era. Graças a Deus! Vamos nos unir e somar forças para esta Grande Cruzada. Contem comigo! (Antonio Leite)"

Quinto Aniversário [Boletim 262 - 14 de outubro de 1997]

 

"Em comemoração ao aniversário do GEAE está sendo lançado na homepage um pequeno texto sobre a história do Espiritismo, reunindo eventos ocorridos em diversos países. O objetivo da cronologia, compilada por Carlos Iglesia com a colaboração de vários amigos, é fornecer um modesto ponto de partida para pesquisas mais avançadas sobre a história da doutrina que nos une.

Neste aniversário aproveitamos para homenagear a Doutrina que nos liga, doutrina que já atingiu 140 anos de existência, libertando consciências e iniciando nova era nas relações do homem para consigo mesmo, para com seu próximo e para com o seu Criador. Doutrina de liberdade verdadeira, sem dogmas ou hierarquias, baseada no estudo e na razão, em que o debate não se vence pela força das armas, dos números ou da imposição de ninguém, mas pela prova científica e pela argumentação lógica com o uso da humildade e do amor fraterno.

A todos nós que participamos do grupo, mais de mil, tão próximos na Internet mas espalhados por vinte e seis países, recebam os parabéns e os votos de muita paz, de muita luz e de muito entusiasmo e seriedade nos estudos. (Conselho Editorial do GEAE)"

Sexto Aniversário [Boletim 314 - 13 de outubro de 1998]

 

"Grandes coisas se preparam. Que os trabalhadores do pensamento estejam a postos, se querem tomar parte na missão que Deus oferece a todos os que amam e servem a verdade" - Último parágrafo na conclusão do Livro "Cristianismo e Espiritismo" de Léon Denis, tradução de Leopoldo Cirne (FEB).

Ao procurarmos um trecho de abertura para o editorial de aniversário do Boletim, nos deparamos com o parágrafo acima, onde nos chamou a atenção sua afirmação.

A frase de Léon Denis reflete a impressão que temos, analisando retrospectivamente as idéias e notícias debatidas no grupo. É impossível deixar de ver os sinais precursores de Grandes Coisas, há uma movimentação por todos os lados de novas idéias, de anseios de renovação, de cansaço com o modelo atual do mundo, que na prática é totalmente materialista.

A todos os companheiros de estudo e trabalho, nossos votos de muita paz e felicidade. Nossos sinceros agradecimentos pela participação e o convite para que continuem conosco em mais um ano de GEAE. (Conselho Editorial do GEAE)"

Sétimo Aniversário [Boletim 367 - 19 de outubro de 1999]

 

"Eis que estamos novamente publicando um editorial de aniversário, que, graças a Deus, marca o início de mais um ano de atividades do grupo. Estamos entrando no oitavo ano de estudos, com a satisfação de ver que a comunidade espírita está cada vez mais unida. Grupos dos mais diversos cantos do mundo tem marcado sua presença na Internet - globalização mais verdadeira e duradoura do que a rovocada pelos efêmeros interesses econômicos.

Hoje já não dizemos que a Internet poderá ser útil para a difusão e o desenvolvimento do Espiritismo, hoje dizemos que ela já é útil. Difícil falar-se do Movimento Espírita sem mencionar-se o intenso intercâmbio que nela ocorre.

Na satisfação de ver que nosso grupo tem sua pequena participação nisso tudo, nosso sincero desejo de que continuemos todos neste trabalho, unidos por estes laços de amizade, por mais um ano de estudos proveitosos. (Conselho Editorial do GEAE)"

Oitavo Aniversário [Boletim 402 - 17 de outubro de 2000]

 

"Sem intercâmbio, não evoluiremos; sem debate, a lição mora estanque no poço da inexperiência, até que o tempo lhe imponha a renovação. Trabalhemos servindo e sirvamos estudando e aprendendo. E guardemos a convicção de que, na Bênção do Senhor, estamos e estaremos todos reunidos uns com os outros, hoje quanto amanhã, agora como sempre." Bezerra de Menezes - Divulgação Espírita

Estamos disponibilizando na página do GEAE, graças a gentileza do Christian Spiritist Center e da Sra. Phyllis Haddad (viúva do tradutor), o livro "The Astral City", tradução para o inglês do livro "Nosso Lar" de André Luiz, médium Francisco Cândido Xavier. Auspiciosamente o trabalho de digitalização, levado a cabo pelo António Leite e pelo Ademir, ficou pronto a tempo de podermos lançá-lo como um presente de aniversário para todos nós: http://www.geae.inf.br/en/books/ac/AstralCity.PDF

O nosso amigo António Leite - participante do GEAE, que reside atualmente nos Estados Unidos e tem nos mandados notícias sobre o movimento espírita americano, além de artigos e colaborações para o "The Spiritist Messenger" (a publicação mensal em inglês do GEAE) - estará, a partir deste mês, juntando-se ao Conselho Editorial e nos ajudando na edição dos Boletins. (Conselho Editorial do GEAE)"

Nono Aniversário [Boletim 427 - 8 de janeiro de 2002]

 

"Frequentemente me pergunto como seria a atuação de Kardec hoje.

A publicação de livros exige poucos recursos, fazendo com que existam diversos livros que se auto intitulam espíritas, mas que trazem distorções sérias, fruto do pouco estudo que seus editores têm sobre a Doutrina Espírita. A editoração eletrônica trouxe velocidade, diminuindo para poucos dias o tempo necessário para a publicação de um novo texto. A velocidade da comunicação faz com que a informação rasgue as distâncias em frações de segundos. E a internet?

Na minha forma de ver, o Boletim do GEAE, que inicia com esta edição seu décimo ano de publicação, cumpre hoje o papel de uma Revista Espírita. Claro que nenhum de nós, editores, tem a pretensão de pensar que temos uma missão como a que Kardec teve. Mas o Boletim, que é escrito por milhares de mãos mundo afora, serve aos mesmos propósitos que a Revista Espírita servia a Kardec.

Por isso temos o cuidado de analisar os artigos enviados. Por isso estimulamos a participação de todos. Por isso o Boletim completa seus nove anos de existência.

Meus amigos. Temos nas mãos um grande instrumento e uma grande responsabilidade. (Jose Cid)"

 

Décimo Aniversário [Boletim 444 - 15 de outubro de 2002]

 

"Com esta edição, o Grupo de Estudos Avançados Espíritas, completa seu décimo ano de existência. Da mensagem inicial, transmitida na Brasnet pelo Raul Franzolin, propondo a formação de um grupo de estudos usando uma tecnologia nova e avançada para a época, até este Boletim, foram anos de muita atividade, alguns contratempos, mas aprendizado contínuo. Graças a Deus, foram anos onde tivemos a felicidade de aprender um pouco mais sobre a Doutrina Espírita, doutrina que, descerrando as verdades da vida eterna, abre novas etapas no progresso da humanidade.

Que o "Espírito da Verdade" e a falange de espíritos iluminados, que com ele participam do esforço para a construção de um mundo melhor, aos quais somos agradecidos do mais fundo do nosso coração, nos permitam continuar neste aprendizado de que tanto carecemos. (Os Editores)"

 

Décimo Primeiro Aniversário [Boletim 464 - 15 de outubro de 2003]

 

"Sabemos do papel que desempenhará a Doutrina Espírita no futuro da humanidade. Assim, temos a convicção de que levando os conhecimentos dessa transformadora doutrina a muitos corações, é uma das formas mais eficiente de se fazer a verdadeira caridade. De forma simples, humilde e dinâmica não só os membros do Conselho Editorial do GEAE, bem como todos aqueles que ao longo desses onze anos contribuíram no sentido de exercitar esse estudo fraterno da Doutrina Espírita através desse canal, estão semeando as sementes que por certo produzirão abundantes frutos no futuro. (Conselho Editorial do GEAE)."

"Não entrarei em detalhes sobre a Internet, tecnologia que usamos para nossos estudos, pois com certeza não terminaria tão cedo esta carta. Digo-lhe apenas que é uma das melhores ferramentas que temos atualmente para comunicação e nem imagino o que o senhor faria se a tivesse a disposição na época da Codificação Espírita. Quem sabe teria criado uma versão eletrônica da Revue Spirite e talvez a utilizasse para estabelecer trocas de informações rápidas com os grupos que, seguindo o exemplo da Sociedade de Paris, se estabeleceram para estudo da comunicação mediúnica. [Carta Aberta ao Prof. Rivail por Carlos Iglesia]"

 

Décimo Segundo Aniversário [Boletim 483 - 15 de outubro de 2004]

 

"Amigo leitor, ou amiga leitora, referimos principalmente a você que no silêncio da leitura isolada, ou na ausência de manifestação estando em qualquer lugar do planeta sente a necessidade de se evoluir e entende o sentido de avançar sempre. Sabemos o quanto gostaria de manifestar após a leitura de um texto ou comentário de seu interesse e o quanto de bom teria a contribuir. Entretanto, isso pode não ocorrer no momento. Não se preocupe! A melhoria na sua conduta pessoal é o que nos interessa, seja você assumidamente espírita ou não. Não importa o meio e sim a forma como evoluímos espiritualmente. [Editorial - Com a Palavra os Editores]"

Nesta oportunidade da edição comemorativa do 13° Ano do GEAE, queremos mais uma vez agradecer de coração a todos que participam conosco nesta importante tarefa de estudo, confraternização e busca do Progresso Espiritual, tendo como instrumento básico os ensinamentos dos Espíritos Superiores contidos na obra da Codificação.

Muita Paz e VIDA LONGA ao GEAE!!!

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.