O projeto “entrevista eletrônica” foi realizado em 1996 com quatro entrevistados sob coordenação de Carlos Alberto Iglesia Bernardo e Sérgio Freitas (editores do GEAE) em organização conjunta de:

Casa Editora ‘O Clarim’

Grupo de Estudos Avançados Espíritas - GEAE

Instituto de Difusão Espírita - IDE

Publicações Lachâtre

 

É permitida a reprodução parcial ou total do texto contido neste documento, para fins pessoais e não lucrativos, desde que o texto não seja

alterado e mantida a fonte.

Os direitos autorais do material aqui contido pertencem aos entrevistados.

 

 

 

Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 1, ano 1996,  Hermínio C. Miranda

 

 

"...Desejo, de início, agradecer o interesse dos internautas pelos meus escritos e pela generosa avaliação feitas sobre eles. É bom saber que a mensagem que a gente procura veicular vai encontrando espaço nos corações e nas mentes de tantos. É melhor, ainda, tomar pulso de uma sadia curiosidade em torno da realidade espiritual."

 

 

Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 2, ano 1996,  Richard Simonetti

 

"...Todos temos compromissos relacionados com a família, a sociedade, a profissão, a religião.  Se nos dedicamos ao cumprimento de parte deles, negligenciando os demais, incorremos no erro da omissão, pelo qual teremos fatalmente que responder. Considere-se, entretanto, que a família não raro costuma exagerar a atenção de que necessita, pretendendo anular a iniciativa de um de seus membros, que está tentando cumprir seus deveres religiosos, fundamentais ao nosso equilíbrio e à edificação de uma sociedade melhor. Geralmente os familiares que mais reclamam são aqueles que não participam nem se interessam em fazer algo que transcenda o imediatismo familiar."

 

Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 4, ano 1996,  Jacob Melo

 

"...Ao final, quero agradecer a oportunidade dessa troca de idéias. Agradeço à organização do projeto “entrevista eletrônica” e a todos os que tiveram a gentileza de enviar suas perguntas. Peço desculpas se não consegui ser melhor, mas bem que me esforcei. Encerrando, convido todos a visitarem a página do InFOREN, bem como me coloco à disposição para eventuais dúvidas ou papos, não esquecendo a lista de discussão sobre Espiritismo à disposição no e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. (sem subject, mas com o comando subscribe espiritismo).

Obrigado a todos e que Deus nos ilumine hoje e sempre. Jacob Melo"

 Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 3, ano 1997,  Divaldo Pereira Franco

 

"...Divulgar o Espiritismo por todos os meios nobres ao alcance é dever que nos devemos impor todos os seus adeptos sinceros e conscientes. Nesse sentido, a INTERNET é abençoado veículo que nos chega ensejando a oportunidade. No entanto, é necessário muito cuidado, a fim de que as opiniões pessoais, as paixões de grupos e de seitas não predominem em nosso esforço, descaracterizando o trabalho dignificante.
Ideal seria, se todos aqueles que se propõem a cooperar na divulgação do Espiritismo, particularmente pela INTERNET, que tem uma penetração insuspeitada, tivéssemos o cuidado de elaborar bem os textos, evitando repetições, incorreções doutrinárias e linguísticas - gramaticais e gráficas -, zelando mais pela forma e pelo conteúdo, a fim de qualificar o que se deseja transmitir."